Contos de amor de loucura e de morte (sem vírgulas, por demanda do autor) é uma coletânea publicada em 1917, na Argentina. Originalmente os contos fizeram parte da aclamada revista "Caras y Caretas". A partir do título do livro e dos contos já é possível cercar os temas abordador, deixando clara a fixação de Quiroga pela morte, pelo romance e pelo sobrenatural. Embora se estilo tenha sido acusado de seguir demasiado próximo a produção de autores como Edgar Allan Poe, sua originalidade mora no olhar sobre a natureza e no cotidiano de seus personagens. A sensação criada é a de que estamos presenciando episódios como observadores e não como leitores dentro da mente de um personagem. Entre o cotidiano, o macabro e o sobrenatural, Horacio Quiroga sela um estilo original, modernista e vanguardista que o torna um dos mais importantes escritores latino-americanos do início do século 20. Ele também escreveu um compêndio que teoriza a estruturação do conto para iniciantes na escrita.
Esta edição de Contos de amor de loucura e de morte integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.
Advertisement
Get insights into your website traffic, analyze your website's audience, and optimize your website for better results with Website Statistic.